Pintor e desenhista. Começa a pintar em 1978, frequentando o Ateliê Livre da Fundação Cultural. Entre outras, figurou nas coletivas “Visão/Arte Mato-grossense” (1979), no Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da UFMT; “Primitivos de Mato Grosso” no Museu de Arte de São Paulo, (MASP, 1980); “Brasil/Cuiabá: Pintura Cabocla” (Museus de Arte Moderna do Rio de Janeiro e de São Paulo e na Fundação Cultural de Brasília, 1981); “Universidade, Arte como Forma de Conhecimento” (Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo e Universidade Federal do E. Santo, Vitória, em 1986); “Negra Sensibilidade” (Cuiabá, 1988) e “Momentos da República na Arte Mato-grossense” (1989) ambas no MACP da UFMT.
Entre outros, participou do III, IV, VI, VII e XIV Salão Jovem Arte Mato-grossense (Fundação Cultural de MT, Cuiabá, 1978/79/1984/85 e 1994, obtendo premiações no VI e no XIV); VIII Salão Nacional de Artes Plásticas (Funarte, Rio, 1984); XVIII Salão Nacional de Artes (Belo Horizonte 1986) e VI Salão de Artes Plásticas de Mato Grosso do Sul (Campo Grande, 1987). Foi orientador do Ateliê Livre da (Fundação Cultural de MT, entre 1984 e 1987). Integra as coletivas “Referencias Pantaneiras na Pintura de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul” (Projeto Pantanal: Alerta Brasil, Paço das Artes, São Paulo, 1988); por ocasião do lançamento do livro “Arte aqui e mato” de Aline Figueiredo, participa da coletiva do mesmo nome realizada no MASP (São Paulo) e no Museu de Arte Brasileira (Brasília), ambas em 1991.
Mais recentemente participa das coletivas “Artistas do Século” (MACP, 2000); “Grande Olhar 1 e 2” (Estação Rodoviária de Cuiabá, 2000 e Mercado Municipal de Cuiabá, 2001); “Tradição e Arte Cuiabana Imagens da religiosidade” (SEC. de Estado de Cultura, Palácio da Instrução, 2002). Ao lado de Carlos Lopes e Marcelo Velasco, integra a “Mostra Olhar 40°” (Moitará Sebrae Center, Cuiabá, 2003); “Panorama das Artes Plásticas em Mato Grosso no Século XX” (Studio Centro Histórico, Cuiabá, MT, dez-2003/jan-2004); “Circuito Panorâmico” (SEC. de Estado de Cultura, Galeria Mato-grossense de Artes Visuais, 2007) e da “Mostra Mato Grosso” (Centro Cultural José Sobrinho, Rondonópolis dez 2009 /jan 2010); “Mostra Inaugural – Mirante das Artes” e “Cena Mato-grossense – Arte descentralizadora”, ambas na – Galeria Mirante das Artes – Várzea Grande – MT em 2014. Em 2015 foi indicado ao Prêmio PIPA – A janela para a Arte Contemporânea Brasileira, 25/04/2015.
Individualmente expôs na Casa da Cultura (1983); na Galeria Happening (1990); Pádua Galeria (1995 breve retrospectiva) e na Galeria Dalva de Barros (Palácio da Instrução, 1998), em mostra intitulada “Paisagem do Centro-Oeste”, Exposição “Oríficio” (2014) – Galeria de Arte do SESC Arsenal, todas em Cuiabá; Exposição “Orifício” na Galeria de Arte – SESC Rondônia – Porto Velho – RO, SESC Piauí – Teresina – PI, Centro Cultural SESC Boulevard – Belém – PA, SESC Roraima – Boa Vista – RR e na Galeria Mirante das Artes – VG-MT, todas em 2015. Em Setembro de 2020 o artista foi homenageado com a exposição-póstuma “Benedito Nunes em 50 Obras”, Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT.
“Tributo ao Mestre do Cerrado: Benedito Nunes” é um projeto selecionado no edital Mestres da Cultura, realizado pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer.
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